Destaque
Unidade Prisional de Jaraguá participa do 18º Prêmio Innovare
A Unidade Prisional de Jaraguá foi selecionada para participar do 18º Prêmio Innovare, uma das maiores premiações no âmbito da Justiça

A Unidade Prisional de Jaraguá foi selecionada para participar do 18º Prêmio Innovare, uma das maiores premiações no âmbito da Justiça e Cidadania no Brasil. A unidade foi escolhida pelas práticas de ressocialização e criação do espaço que promove a saúde física e mental dos servidores.
Nesta edição, o Instituto Datafolha ficou responsável pela verificação das práticas executadas pelos participantes que concorrerão ao prêmio.
Prêmio Innovare
O Prêmio Innovare tem como objetivo identificar, divulgar e difundir práticas que contribuam para o aprimoramento da Justiça no Brasil, tendo em sua comissão julgadora ministros do Supremo Tribunal Federal, Supremo Tribunal de Justiça, além de juízes, promotores, pesquisadores e diversas autoridades no âmbito da Justiça e da Cidadania.
Nova cadeia de Jaraguá
A Unidade Prisional de Jaraguá tem hoje 140 detentos distribuídos em duas repartições, sendo que a nova unidade foi construída dentro dos protocolos de segurança, o que resultou em queda de 100% nas fugas e rebeliões que ocorria com frequência na antiga cadeia construída na década de 1970.
Segundo o diretor da unidade prisional, Manoel Aires Conceição, devido aos graves problemas dentro dos sistemas carcerários, como as superlotações, fugas de presos e até mortes dentro das unidades, espaços voltados para a saúde física e mental dos agentes e reeducandos são elementos importantes, considerado por ele como ações motivadoras e com resultados positivos.
Etapas da premiação
Ao todo, o Prêmio Innovare tem oito etapas, sendo elas: Fase preparatória anual; Abertura das inscrições; Encerramento das inscrições; Visita dos consultores; Período de avaliação dos jurados; Reunião para escolha dos vencedores; Cerimônia de premiação e Inclusão das práticas no banco de dados.
O coordenador da UPRJ, Manoel Aires, descreveu seu sentimento pela seleção do projeto. “É um fator de estímulo e de encorajamento para que prossigamos na defesa deste modelo de gestão. Fico muito orgulhoso deste reconhecimento nacional que aumenta ainda mais nossa responsabilidade e comprometimento. Agradeço a toda minha equipe que abraçou essa ideia e contribuiu com ela”, disse.
Pingback: Promotor destaca a participação da Unidade Prisional no Innovare