Destaque

Projeto regulamenta tratamento de dependentes químicos nos presídios

O Projeto de Lei 3611/20 prevê tratamento de dependência química para presos que deverão estar em alas separadas e ter acesso a atendimento de profissionais


Com alto índice de dependentes químicos em regime fechado no sistema prisional brasileiro, a realidade chamou a atenção do deputado federal Sóstenes Cavalcante (DEM), que pretende disciplinar as ações básicas de saúde dentro dos presídios.

O Projeto de Lei 3611/20 prevê tratamento de dependência química para presos que deverão estar em alas separadas e ter acesso a atendimento de profissionais de saúde, inclusive consultas por chamadas de vídeo.

As medidas estão previstas em proposta do deputado Sóstenes Cavalcante (DEM-RJ), que cria uma política nacional de recuperação de dependentes químicos no sistema prisional.

No projeto, o parlamentar prevê salas especiais para atendimento aos internos que estão de alguma forma sob a dependência de drogas, sejam lícitas ou ilícitas, incluindo atendimento virtual por sistema de conferência, caso necessário.

Como as estruturas dos presídios são precárias, o projeto prevê ainda a retirada do detento do presídio para tratamento em outro local, mediante autorização das autoridades competentes.

Enquanto durar o tratamento, o preso deverá ficar separado dos demais detentos que não fazem uso de drogas, uma realidade dentro dos presídios do Brasil e em outros países.

Izaías Sousa com Agência Câmara de Notícias

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile