Construído entre 1935 a 1941 pelo Clube Fraternidade Jaraguense, o Predinho Balança, mas não cai, já foi sede da Câmara Municipal de Vereadores na década de 1960, e será restaurado por meio de ação cultural.
Ação cultural em Jaraguá
O anúncio de reconstrução do prédio foi feito na manhã desta segunda-feira (3/3) no auditório da prefeitura municipal, e contou com a presença de educadores, servidores públicos, representantes da cultura, vereadores, além da presença do prefeito Paulo Vitor Avelar e do deputado estadual Lineu Olímpio de Souza (MDB).
Inaugurando por José Peixoto da Silveira em 1941, ele foi usado como biblioteca para guardar o acervo cultural de Augusto Rios, que doou o prédio para uso público.
Patrimônio histórico
Por volta de 1950, o Predinho Balança, mas não cai, recebeu o nome por causa das festas que eram realizadas no local, organizadas por Francisco de Castro, jaraguense e ex-prefeito de Goiânia, capital do Estado.
Em 2018, o prédio desabou por falta de investimento do poder público municipal no governo de Zilomar de Oliveira (PSDB). Com a reestruturação da cultura no atual governo, o prédio entrou para a lista das restaurações como sendo um importante patrimônio cultural de Jaraguá.
Banda Musical
Após a reforma, o Predinho Balança, mas não cai será a sede da Banda Musical Lyra Jaraguense e terá uma parte dele destinada para exposição do acervo cultural da Câmara Municipal, que será parceira na restauração, segundo disse a presidente Divina Avelar (UB).