Connect with us

Segurança e Justiça

Ministério Público promove pesquisa de satisfação do cidadão

Published

on

Ministério Público promove pesquisa de sofisticação do cidadão

 

Por meio de um formulário contendo várias perguntas, o Ministério Público de Goiás (MPGO) promove pesquisa de satisfação dos cidadãos em relação à instituição presente em todos os municípios de Goiás.

Atuação do Ministério Público

No questionário, o cidadão pode opinar sobre a atuação do MP e de seus representantes, além da forma de atendimento prestado e sobre quais motivos que levaram o cidadão a procurar o Ministério Público.

Houve a preocupação para que o cidadão não seja identificado por suas opiniões que serão registradas no questionário, bastando responder as perguntas e enviar o formulário.

É comum ouvir da população queixas relacionadas a atuação das promotorias de Justiça em relação ao atendimento público fora dos gabinetes, principalmente em eventos de interesse da sociedade, como nos processos políticos, na administração pública no âmbito de Estado e no município, e em eventos promovidos por entidades representativas, como Conselho da Comunidade, em colégios e outros órgãos.

Atuação dos promotores

Ou seja, segundo os cidadãos ouvidos pela produção e que não quiseram se identificar, a atuação dos promotores de forma presencial na interação social ainda é deficitária, o que desestimula a participação mais ativa da sociedade com a instituição.

Embora a atribuição das promotorias seja de ofício ou por meio de atendimento de denúncias em seus vários canais de ouvidoria, além do presencial, parte da população ainda prefere ter uma relação mais próxima com os promotores, ou seja, que não seja limitado apenas nos gabinetes ou por meio de advogados constituídos.

Publicação das ações do MP

Em relação ao site do Ministério Público, que também está no questionário, a instituição precisa melhorar na divulgação dos atos do MP e de seus promotores nos municípios, disseram os entrevistados.

No caso de Jaraguá, são raras as ações das promotorias que são publicadas no portal da instituição, o que era diferente há cerca de cinco anos atrás, quando várias ações promovidas pelo órgão eram divulgadas no portal do MP, mantendo a sociedade sempre informada, principalmente nos casos de repercussão pública.

___________________________
Izaías Sousa

SEGURANÇA E JUSTIÇA

OUÇA AGORA!

EDUCAÇÃO

Copyright © 2008 Jaraguá Notícia. Portal de Jornalismo.