O médico Rafael Alves Garcia, que atua no Serviço Médico de Urgência (Samu) em Jaraguá está em missão especial em socorro às vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul, que somam mais de 95 mortos e mais de 100 pessoas ainda desaparecidas.
Força Nacional do SUS
Segundo o profissional, ele está em missão convocado pela Força Nacional do SUS, juntamente que outros 23 profissionais. A equipe desembarcou na Base Aérea de Canoas para ajudar no socorro das vítimas.
Na sessão da Câmara Municipal desta terça-feira (7), o vereador Sinval Félix homenageou o médico por estar representando Goiás e Jaraguá em uma missão de socorro no RS.
Comitê Gestor do Rio Grande do Sul
Missão no Rio Grande do Sul
A Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FN-SUS) é um programa de cooperação criado em novembro de 2011 e voltado à execução de medidas de prevenção, assistência e repressão a situações epidemiológicas, de desastres ou de desassistência à população quando for esgotada a capacidade de resposta do estado ou município.
Desde a sua criação, a Força Nacional do SUS realizou mais de 4 missões de apoio a situações de desastres naturais (enchentes e deslizamentos), no apoio a gestão de grandes eventos (Rio+20 e eventos como Círio de Nazaré, Copa do Mundo e Olimpíadas 2016).
SUS e a Cruz Vermelha
Desta vez, a missão da FN-SUS é salvar vidas no Estado do Rio Grande do Sul, onde milhares de pessoas estão desabrigadas e outras centenas ainda estão desaparecidas. Semelhante a grandes missões médicas, como a da organização da Cruz Vermelha, o SUS participa de missões especiais de socorro e resgate na representação do governo brasileiro.