Em três anos e meio de governo de Paulo Vitor Avelar (UB), a Prefeitura de Jaraguá teve no comando da PGM três procuradoras-chefes, cargos de confiança do prefeito devido ao grau de sensibilidade do órgão nos processos administrativos.
Comando da PGM
Em 2021, a procuradora que assumiu a pasta foi a advogada Flávia Mendanha Crisóstomo, que atua no Direito Previdenciário. Ao deixar o cargo de chefia da PGM, quem assumiu foi a advogada e funcionária de carreira, Anna Paulla Barbosa, mesmo com a volta de Flávia Mendanha para o a PGM, que ocorreu posteriormente à sua saída.
Desta vez, no presente ano, a nova chefe da Procuradoria Geral do Município é a advogada e professora Ana Karla Matias, que era vereadora suplente e líder do governo na Câmara Municipal.
Atuação dos procuradores
Considerada uma pasta sensível e cujo procuradores devem atender aos interesses da administração pública, o cargo também é um dos mais complexos, já que, para atuar no órgão jurídico, é preciso atender aos interesses do gestor sem que haja quebra de decoro e a ética profissional na estrutura da advocacia e da OAB.
A principal atividade da PGM é o de defender os interesses da administração pública e seus processos legais, representando a prefeitura em juízo ou extrajudicialmente, conforme a Lei nº 1.316/2017 em seu artigo 23.