A revitalização de uma parte histórica de Jaraguá foi entregue pela Prefeitura nesta quarta-feira (27) e mostrou a importância da preservação ambiental e dos traços históricos de uma das cidades mais antigas de Goiás.
Em nome do meio ambiente
Mesmo que haja outros grandes desafios pela frente, a recuperação do Córrego do Galvão coloca a Superintendência Municipal de Meio Ambiente no foco das questões sobre conservação e recuperação de fontes e mananciais.
O Córrego do Galvão marcou uma época em que as mulheres ainda tinham que cuidar das obrigações domésticas aproveitando elementos da natureza como os rios e fontes para lavar roupas, tratar dos animais e até garantir uma renda extra no orçamento familiar.
História e cultura
Embora haja traços culturais com a revitalização das margens do Córrego do Galvão, a maior bandeira foi erguida pela causa ambientalista naquele local, aos pés do Parque Estadual da Serra de Jaraguá, na parte histórica da cidade, onde fica a Rua das Flores com seus contos e belos casarões de época colonial.
Sendo uma das três fontes naturais da antiga cidade, o Alto da Vila Isaura, o Córrego do Galvão é um monumento que entrega um aviso aos próximos gestores de que a natureza sempre pedirá socorro em nome da história e da cultura de um povo.