Destaque
A música também é terapia no HEJA de Jaraguá
O Hospital Estadual de Jaraguá Dr Sandino de Amorim (HEJA) tem um projeto de sucesso que integra colaboradores, pacientes e acompanhantes através da música

O Hospital Estadual de Jaraguá Dr Sandino de Amorim (HEJA) tem um projeto de sucesso que integra colaboradores, pacientes e acompanhantes através da música. A iniciativa é da diretoria de Humanização da unidade que batizou a ação proativa como “Projeto Melodias que Curam”.
De acordo com a diretora de Humanização, Helga Jaime de Oliveira, o objetivo é imprimir alegria e distração ao ambiente hospitalar visando a boa recuperação dos pacientes e uma boa estada aos acompanhantes.
Uma colaboradora do hospital, Bruna Pereira, foi a voluntária da vez nessa quinta-feira tocando violão e cantando músicas de fundo religioso e incentivando os ouvintes a elevaram sua auto-estima.
“Ouvir músicas que falam de Deus e do resgate que Ele pode fazer em nossas vidas é sempre gratificante e dá uma ajuda substancial a quem participa de uma ação engrandecedora assim”, resume Helga.
A cantora percorreu os corredores do HEJA e entrou nas enfermarias cantando ao lado dos leitos com participação de pacientes e acompanhantes. Alguns foram às lágrimas e todos elogiaram a iniciativa, pedindo que isso seja mantido em outras oportunidades.
Aline de Oliveira Moreira, 21, está se formando em Biomedicina e está internada no HEJA para tratar de um problema renal. Ela enalteceu o tratamento humanizado que todos os pacientes recebem no hospital e agradeceu a cantoria nos leitos, que segundo ela serve para abrandar as dificuldades encontradas em um leito de hospital.
Para Aline a cidade de Jaraguá e região estão muito bem servidos de uma unidade hospitalar que dá um tratamento diferenciado para a comunidade. “Temos uma unidade de saúde que prioriza a humanização do atendimento, com profissionais competentes e muito dedicados”.
A diretora-geral do HEJA, Marlene Silva, lembrou que o IBGH (Instituto Brasileiro de Gestão Hospitalar), Organização Social gestora da unidade capacita seus colaboradores constantemente para darem atenção acima da média para todos os pacientes e acompanhantes. “Nossa meta é entregar um serviço de saúde de qualidade, de forma diferenciada e dentro das diretrizes da Secretaria Estadual de Saúde e do Governo de Goiás”, finaliza.
Fonte: Diário da Manhã