Considerado um órgão quase fantasma nos últimos cinco anos, a Superintendia Municipal de Cultura passa a receber recursos substancial na atual gestão, cujo atual prefeito foi um dos primeiros a levantar a bandeira pela entidade, quando era o responsável pela pasta no governo de Lineu Olímpio de Souza, prefeito por duas vezes em Jaraguá.
Os aspectos culturais de Jaraguá estão bem focados em tradições religiosas católicas, incluindo grandes reformas estruturais de igrejas antigas, como a Igreja Nossa Senhora da Conceição, tombada pelo IPHA Superintendência de Patrimônio Histórico e Artístico por meio do Decreto nº 4.943, de 1998.
Nos primeiro ano do prefeito Paulo Vítor Avelar, depois de longos anos sem investimento na pasta, houve por parte do Governo de Goiás recursos destinado para o Caminho de Cora Coralina, que passa pelo Parque Estadual da Serra de Jaraguá e termina na cidade de Goiás Velho, além de beneficiar a rampa de parapente, prática esportiva que atrai pilotos de vários países para Jaraguá.
Comenda Padre Silvestre
Eventos como entrega da Comenda Padre Silvestre, a maior honraria do município também estão parados, sendo o maior símbolo de incentivo à cultura.
Já é possível prever programas e ações culturais a serem desenvolvidas pela Superintendência de Cultura nos próximos anos, até porque a pasta está ligada à Secretaria Municipal de Educação, que ainda mantém uma aproximação tímida e sem muitos alardes de parceria.
Falta de ações e eventos
Por causa da pandemia, movimentos públicos foram cancelados ou limitados, o que dificulta a visibilidade de órgãos que trabalham projetos, como educação, cultura, meio ambiente e outros.
Se não havia dinheiro para bancar a cultura de Jaraguá, a pandemia agora ocupou o espaço e, de forma direta afetou também qualquer ação pública dos respectivos órgãos.
Em visita a Jaraguá nesta terça-feira (25), o Deputado Federal Glauskston Batista Rios (PSC) destinou emenda parlamentar na ordem de R$ 500.000,00 (meio milhão de reais) para obras estruturantes e para a Superintendência da Cultura, no valor de R$ 100.00 mil.