O Censo do IBGE divulgou dados importantes sobre a situação social dos brasileiros, incluindo acesso à saúde, educação e segurança, dentre outros serviços públicos considerados primordiais.
Saneamento básico em Jaraguá
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostrou, por meio de pesquisa nacional a realidade dos municípios brasileiros referente ao acesso ao saneamento básico e à coleta de lixo.
Embora não pareça, o descarte do esgoto subiu de 64,5% para 75% em relação à pesquisa realizada em 2010, em âmbito nacional.
Nos indicadores, 49 milhões de pessoas em residências ainda não têm descarte adequado de esgoto, representando 24% da população.
Coleta de lixo
Outras 18 milhões não tem coleta de lixo, representando 9%, e 1,2 milhão não tem banheiro ou sanitário, representando 0,6%. No caso de Jaraguá, os dados mostram que 99,75% dos moradores têm abastecimento de água adequado.
Apenas 56,49% dos moradores têm rede de coleta de esgoto, sendo este um dos maiores problemas referente à gestão pública municipal. Cerca de 8% dos moradores não têm coleta de lixo.