Com a candidatura indeferida pela Justiça Eleitoral, o empresário Zecão Paes (Podemos) pode ficar fora do páreo eleitoral na busca por uma vaga na Assembleia Legislativa.
Caso Zecão não consiga reverter a decisão da Justiça Eleitoral, os demais candidatos considerados aptos para disputar na campanha podem ser favorecidos nas urnas, pelo menos em tese.
Os eleitores de Zecão naturalmente seriam dissidentes dos grupos dos candidatos Lineu Olímpio de Sousa (PTB) e Nédio Leite (PSDB), ou seja, seriam eleitores que, ao longo dos anos — fizeram parte dos programas sociais desenvolvidos pela empresa Jarapax, de propriedade do candidato Zecão Paes.
Parte do eleitorado ligado ao MDB de Eduardo Rios também poderiam votar em Zecão para deputado estadual, que seria um número significativo.
Também com a candidatura indeferida está o candidato Rauzito (PC do B). Rauzito é um candidato conhecido no meio político para preencher legenda do partido, porém, ele também é conhecido por ganhar os chamados “votos de revolta” dos eleitores que não votam em nenhum outro nome da conhecida política café com leite.
É bem provável que haverá um número significante de votos nulos e brancos na campanha deste ano em Jaraguá, principalmente após vários escândalos políticos que se tornaram público após a Operação Lava-Jato.
Ainda há o risco de Jaraguá não eleger deputado estadual neste pleito, dado ao grande número de candidatos e a consequência do desgaste natural dos políticos em suas respectivas bases.
A produção do Jaraguá Notícia não conseguiu contato com Zecão para falar sobre a decisão da Justiça Eleitoral.