A deputada federal Carla Zambelli (foto) pediu que o Supremo Tribunal Federal determine que o ex-presidente Lula mantenha distância mínima de 300 metros de qualquer deputado federal ou senador, além de manter distância do Congresso.
A ação de Zambelli na Corte ocorre em reação a um discurso no qual o petista incitou a militância sindical a cercar casas de congressistas e assediar famílias.
“A pessoa de Luiz Inácio Lula da Silva defendeu, em ato público, que a militância sindical procure deputados e seus familiares em sua própria residência, descrevendo, expressamente, o modus operandi a ser adotado: mapear as residências; abordar parentes próximos (cônjuges e filhos) e incomodar a tranquilidade”, disse.
Segundo a parlamentar, “há, verdadeiramente, uma ameaça à estabilidade do Poder Legislativo e, portanto, ao próprio Estado Democrático de Direito”.
“Fica evidente a caracterização de ato criminoso por parte do noticiado, devendo ser, então, instaurada a respectiva investigação, para fins de responsabilização penal”, afirmou.
A ação está nas mãos do ministro Ricardo Lewandowski, indicado por Lula.
O Antagonista