Em defesa da causa animal, a Presidente da Câmara Municipal, Divina Avelar (União), fez uso da tribuna nesta terça-feira (11) para incentivar os cidadãos a denunciarem agressores contra animais, sejam aqueles praticados pelos donos ou contra animais em situação de rua.
Denúncia contra agressores
A vereadora falou sobre a necessidade de denunciar os maus-tratos contra animais, citando casos em que houve a intervenção da Polícia Civil e até prisão de pessoas suspeitas pela prática criminosa.
Defensora dos direitos das mulheres e dos animais, a vereadora criou, por meio de um projeto legislativo, a Procuradora da Mulher no âmbito da Câmara Municipal, colocar à disposição uma atendente exclusiva na sede do Poder Legislativo para as vítimas de violência doméstica.
Condições de maus-tratos
São várias as condições que podem configurar como maus-tratos aos animais, incluindo o abandono, a falta de alimentação e cuidados com a saúde, a prisão recorrente que impossibilite o animal de locomover, ainda que no quintal da residência e outras práticas criminosas.
Segundo Divina Avelar, o número de reclamação que chegam até ela vem aumentando nos últimos anos em relação a maus-tratos, além da busca de tratamento veterinário para pets doentes ou abandonados.
Programa de castração
Com um programa de castração em atividade na cidade, cerca de 200 animais entre cães e gatos estão sendo castrados, ações financiadas por emendas parlamentar destinadas por meio do deputado federal José Nelto.
Embora não consiga atender em curto ou médio prazo a demanda, a vereadora continua na busca de fontes que possam financiar o tratamento e a castração de animais abandonados, além de recursos que possa atender as ONGs que também levantam a mesma bandeira.