O veneno da cobra jaracuçu mostrou promissor no tratamento contra a Covid-19, segundo pesquisadores de universidades paulistas. Os testes realizados em macacos apontaram que a substância presente no veneno inibiu em 75% a capacidade do vírus em se replicar.
Publicado na revista científica Molecules, em agosto, os cientistas acreditam que podem desenvolver um medicamento eficiente e sem efeitos colaterais no corpo humano.
Pesquisadores já haviam identificado toxinas no veneno da jararacuçu que tinham atividade antibacteriana. “Com o avanço da covid, a gente posicionou vários dos nossos peptídeos para ver se eles apresentavam atividade contra o SARS-CoV-2. Felizmente a gente obteve esse resultado interessante”, disse o pesquisador.
De acordo com o pesquisador, um possível remédio com o composto descoberto, ao desacelerar a replicação do vírus da covid-19, daria mais tempo para o organismo agir e criar os anticorpos necessários para resistir à doença. “Isso ainda está em andamento, precisaria de estudos adicionais, mas a gente viu que esse peptídeo impede a replicação ou a multiplicação das partículas virais”, acrescenta Maffud.
Com informações do UOL