Ex-candidato à Prefeitura de Anápolis no pleito de 2016, o advogado Valeriano Abreu, que ficou conhecido na vida pública por sua passagem à frente da Secretaria de Defesa do Consumidor e por sua defesa contra a prática do aborto, contra a implantação da disciplina de ideologia de gêneros nas escolas, dentre outras causas que, hoje, busca votos para conquistar uma das 17 vagas de Goiás na Câmara Federal ao lado de Lineu Olímpio de Souza (PTB).
Seu histórico político não mostra que Valeriano Abreu tem colégio eleitoral fora de Anápolis, portanto, os votos de Lineu Olímpio podem ser mais representativos para Valeriano do que os votos dele para Lineu, em tese.
No Jornal Opção, o nome de Valeriano Abreu é citado como uma “incógnita”, e ele está entre os dez candidatos que disputam os votos dos eleitores de Anápolis, sendo ele o último no destaque do Jornal Opção.
Na ordem dos candidatos, Valeliano está na última, conforme lista abaixo:
1 — Adhemar Santillo (PSDB)
2 — Adriano Avelar (PP)
3 — O deputado federal Fábio Sousa (PSDB);
4 — O deputado federal Giuseppe Vecci (PSDB);
5 — O deputado federal João Campos (PRB);
6 — O deputado federal Jovair Arantes (PTB);
7 — O deputado federal Lucas Vergílio (SD);
8 — A deputada federal Magda Mofatto (PR);
9 — Rubens Otoni (PT);
10 — Valeriano Abreu (Podemos) é uma incógnita político-eleitoral, diz jornal.
Esperava que Lineu Olímpio fizesse dobradinha com um nome mais representativo em colégio grande como Anápolis, que seria uma melhor opção na busca de votos. Portanto, nem por isso quer dizer que Olímpio não seja bem votado, pois Emiliano Abreu tem ligação direta com grupos católicos em Anápolis.
No plano estadual, Valeriano e o seu partido estão alinhados com a candidatura ao Governo de Goiás do Senador Ronaldo Caiado (DEM).