O novo modelo da CNH (Carteira Nacional da Habilitação) começa a ser emitida a partir do dia 1º e será gradual. O documento é emitido pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).
Mais moderna e segurança, a nova CNH exibirá o nome social da pessoa, além da filiação afetiva, se assim o condutor desejar.
Novo modelo de CNH tem três idiomas
A Carteira Nacional de Habilitação traz outras novidades, como o código internacional usado em passaportes, facilitando a identificação em terminais de embarque como aeroportos. Ela terá gravada informações em três idiomas, sendo o inglês, francês e o português brasileiro.
Prevista para ser lançada desde dezembro de 2021, o novo modelo de CNH é regulamentada pelo Conselho Nacional de Transito por meio da Resolução n. º 886, com as especificações, produção e expedição do documento de uso obrigatório pelos motoristas no transito.
Não será necessário que o condutor busque pelo novo modelo de CNH, pois será emitida de forma gradual, no momento da revalidação ou perda e extravio do documento.
Atividade remunerada na CNH
O documento vem impresso os modelos de veículos que o motorista pode conduzir, incluindo se é atividade remunerada, e restrições médicas, como uso de óculos e veiculo adaptado.
As cores verde e amarela são predominantes no documento, além de possuir elementos gráfico que dificulta a falsificação, que tem ainda QR Code, podendo ser emitida nos formatos físico ou digital.