O uso de algemas faz parte do treinamento operacional da 3ª CIPM (Companhia Independente da Polícia Militar de Jaraguá). O curso faz parte de ações estratégicas e seguindo normas de segurança dos militares em serviço.
Policiais militares de Jaraguá seguem os Procedimentos Operacionais Padrões (POP 103), com base na Súmula Vinculante N.º 11, do Supremo Tribunal Federal (STF), que rege sobre o uso de algemas em abordagens.
Veja as os procedimentos principais do POP 103:
- Que a ação de algemar seja enérgica minimizando a capacidade de reação do infrator;
- Que o policial verifique antes do ato de algemar as possibilidades de reação do infrator;
- Que o(s) policial(is) responsável(is) pela segurança controle(m) a linha de tiro;
- Que os policiais tenham o domínio contínuo do infrator e do ambiente.
Um dos momentos de maior risco nas abordagens é justamente na hora da prisão ou condução do preso, razão pela qual as polícias de todo mundo fazem constantes treinamento sobre o uso das algemas. Um descuido do policial pode colocar toda a operação a perder, e ainda colocar a guarnição em risco, além das pessoas próximas.
Policiais Federais mortos em Fortaleza
Dois policiais rodoviários foram mortos no momento em que faziam a abordagem de um suspeito, que teria tomado a arma de um deles e efetuado os disparos. Antes de serem mortos, os policiais deram socorro para um motorista que estava com seu carro em pane na rodovia.
O caso envolvendo os agentes da PRF levantou questionamento sobre o mal uso da algema, ou falha na abordagem que terminou com dois policiais mortos. O caso ocorreu na quarta-feira (18), na BR-116, em Fortaleza, no Bairro Cidade dos Funcionários.
Izaias Sousa
Especialista em Segurança Pública