Qualquer programa de urbanização e de mobilidade pode ser comprometido com a infraestrutura de cabos de redes, tanto elétricos quanto de internet e de telefonia. O problema, que é realidade na maioria das cidades do País não seria diferente em Jaraguá.
Cabos de internet e telefonia
As principais avenidas da cidade estão comprometidas pelos sistemas de cabos de energia, de internet e de telefonia, o que deve piorar com a chegada de novas empresas que estão instalando cabos de redes na cidade.
Para que os cabos sejam instalados nos postes de energia elétrica, é preciso que haja um convênio entre as empresas de telefonia e de internet com a distribuidora de energia, além de acordos entre as empresas com a prefeitura.
Mobilidade urbana comprometida
A questão não se esbarra apenas na segurança física das pessoas que transitam pelas ruas e avenidas, mas principalmente na questão da mobilidade urbana e de poluição visual.
Países desenvolvidos economicamente já estão aprimorando o sistema de cabeamento de luz e de internet. Os cabos estão passando por via subterrânea, que eleva o preço das tarifas e fica insustentável em países pobres ou em desenvolvimento.
Poluição visual e ambiental
Enquanto não haja uma solução em médio ou longo prazo, a população deve conviver com os tradicionais sistemas de cabos cortando ruas e avenidas.
Segundo um funcionário de uma empresa de internet que preferiu não se identificar, maioria dos cabos de telefonia e de internet em Jaraguá estão sem uso, ou seja, as empresas têm o dever de retirar os cabos que não estão sendo usados, o que não vem acontecendo.