O nome do empresário Militino Cordeiro foi indicado pelos vereadores Werlon Oliveira (PSD) e Ana Karla (DEM) para ser homenageado na Unidade Básica de Saúde da Vila Isaura, que está em reforma.
Segundo os vereadores que apresentaram o projeto para votação na Câmara, a homenagem seria uma forma de reconhecimento do Poder Legislativo ao empresário Militino Cordeiro pelos relevantes serviços prestados à comunidade no setor de drogaria.
Militino exerceu atividade comercial de farmácia na época em que o difícil acesso ao serviço médico impossibilitava as pessoas de buscar tratamento das doenças que eram acometidas, maioria delas casos simples e que os medicamentos indicados por farmacêuticos era uma alternativa viável e única em determinados momentos. Até na década de 1980, era comum, aos donos de drogarias, auxiliar a população na atenção básica de saúde, incluindo nos partos realizados em casa.
História e carreira
O empresário Militino nasceu em 1942 e era natural de Inhumas. Após perder os pais, ainda na infância, Militino foi criado por uma família em Goiânia, onde começou suas atividades em drogaria.
Na idade de se apresentar ao serviço militar, ele fez o curso de enfermagem, onde exerceu as atividades na área da saúde. Terminado o prazo, sua família de criação adquiriu uma farmácia em São Francisco de Goiás, onde por dois anos residiu na localidade até a drogaria ser adquirida por José Cícero de Freitas (Zé Baixinho).
Com intenção de ficar apenas seis meses em Jaraguá, Militino residiu por mais de 50 anos até a sua morte, segundo relatos do seu filho e ex-vereador Leirso Cordeiro.