Alegando não fazer parte da cúpula do PSDB, o pré-candidato à Presidência da República João Dória deixou o projeto de ser o nome escolhido na terceira via encabeçada pelo MDB e o PSDB. Doria disse que seguirá o consenso. O anúncio foi feito nesta terça-feira (23).
O ex-governador de São Paulo disse que sai com o coração ferido, mas com a alma leve. João Dória agradeceu aos membros do partido que lutaram ao seu lado, citando a liberdade e lealdade seguida por seus militantes, que segundo ele, não o abandonou.
Dória cita poema de Cora Coralina
Dória citou poema de Cora Coralina ao abandonar o projeto da terceira via, que concluiu o discurso dizendo, “obrigado, e até breve!”.
“Hoje, neste 23 de maio, serenamente, entendo que não sou a escolha da cúpula do PSDB. Aceito esta realidade de cabeça erguida”, afirmou o ex-governador.
Havia uma sensação de que o nome de Simone Tebet (MDB-MS) fosse a escolhida dentro da terceira via, e que o nome de João Dória aos poucos estava sendo rifado do grupo, principalmente após uma prévia de sondagem de nomes, sendo o da senadora Simone o mais aceito dentro da cúpula liderada pelo PSDB, MDB e Cidadania.
Simone Tebet deseja ouvir Dória
Simone Tebet disse que deseja ouvir a sugestão de Dória na construção de um projeto de seu governo, apostando em um diálogo dentro do grupo. As prévias dentro das legendas apontavam o nome de Simone como favorito.
Os nomes do ex-governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite e o ex-prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, já haviam sido rifados nas prévias internas, e o último foi o de João Dória. Tebet passa a ser a opção entre os nomes dos pré-candidatos à Presidência da República, Jair Bolsonaro (PL) e Lula (PT).
União Brasil
O União Brasil, liderado por Luciano Bivar (PE), deve sair com candidato próprio, depois de o partido deixar a construção da terceira via e suas divergências internas.