O Sindicato dos Profissionais da Educação do Estado de Goiás (Sintego), com a Regional Administrativa em Goianésia, expediu ofício endereçado à prefeitura de Jaraguá requerendo o cumprimento da Lei n. 11.738/08 que prevê a aplicação do piso integral dos professores.
A categoria já discute uma paralisação geral no município caso o prefeito Zilomar Oliveira (PSDB) não cumpra com o que a lei exige, já que os repasses chegam por meio do Fundeb para manter a educação básica, incluindo os direitos dos profissionais.
Em campanha eleitoral, Zilomar prometeu uma educação de qualidade e de valorização dos profissionais, cujo slogan foi intitulado de “Educação Nota 10”.
O mesmo ofício expedido pelo sindicato dos profissionais da educação, também foi encaminhado á Secretaria de Educação e ao Ministério Público de Goiás na comarca de Jaraguá.
Para o Sintego, o prazo dado ao prefeito vence no dia 28/08, quando a categoria fará uma nova assembleia para discutir a paralisação.
Outra reivindicação da categoria é a reparação da tabela de salários para os profissionais administrativos das escolas no sentido de preservar garantias salariais como o quinquênio.
Parte dos educadores já acredita que a administração do prefeito Zilomar Oliveira deixe para o último ano de mandato a correção do piso, justamente no fim de seu governo, com aproximação do período eleitoral onde seu grupo deve lançar um candidato.
Perseguição em Escolas
Profissionais que já sofreram algum tipo de perseguição política nas escolas estão sendo convidados para representar por meio do sindicato junto ao MP, principalmente após vários casos denunciados por vereadores e profissionais junto à Secretaria de Educação.