Connect with us

Destaque

Sem ajuda da Prefeitura, Hospital Municipal receberá recurso federal

Hospital Municipal de Jaraguá receberá ajuda do Ministério da Saúde na ordem de R$ 350 mil para custeio de manutenção

Published

on

hospital municipal


Com ameaça de fechar as portas depois de 65 anos atendendo a população de Jaraguá, o Hospital Municipal de Jaraguá vem buscando negociar com a Prefeitura a pactuação junto ao Ministério da Saúde para a prestação de serviço de internação, porém, após um ano de tentativa — ainda não houve resposta da Secretaria de Saúde.

Em entrevista à Rádio Nova Dimensão e ao Jaraguá Notícia, o médico Avimar Teodoro, disse que houve várias tentativas por parte da direção do Hospital Municipal de Jaraguá (HMJ) para uma pactuação entre a unidade hospitalar e município, o que até hoje não aconteceu.

Uma foto com o médico e o vereador Leirso Cordeiro, juntamente com o ex-prefeito Lineu Olímpio, circulou nas redes sociais no momento em que eles estavam em reunião com o Ministro da Saúde na busca de recursos para o hospital.

Autonomia para credenciar o Hospital Municipal

Segundo o médio Avimar Teodoro, a parceria da saúde se faz por meio de uma gestão plena, ou seja, o prefeito tem total autonomia para pactuar com as unidades de saúde os recursos disponíveis por meio do Conselho Municipal de Saúde através de credenciamento, aporte que foi cancelado em janeiro do deste ano.

Ainda segundo o profissional, o hospital municipal não está credenciado para fazer atendimento medico pelo SUS, ou seja, as consultas e, para piorar, as internações também foram canceladas.

“Os recursos eram gastos com internação dos pacientes, o que deve ser deixado bem claro”, disse o médico Avimar.

Hospital tem 70% dos leitos para o SUS

Questionado se o hospital tem leitos disponíveis para atender pelo SUS, o médico disse que sim, e são cerca de 70% dos leitos disponíveis para o SUS, e que, sem o credenciamento com o município, tais leitos estão desocupados.

Perguntado se o prefeito está virando as costas para o hospital, o médico disse que não pode responder, e sim o prefeito. Já houve procura, mas nada concreto até agora, disse.

Na visita em Brasília, o hospital municipal, por meio de seus gestores, assinou uma liberação de recursos na ordem de R$ 350 mil para investimento em gerador de energia e outros equipamentos, recursos disponibilizados pelo Ministério da Saúde.

Clique Para Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA E JUSTIÇA

OUÇA AGORA!

EDUCAÇÃO

Copyright © 2008 Jaraguá Notícia. Portal de Jornalismo.