Sete câmeras de monitoramento já estão sendo instaladas em Jaraguá e deve contribuir com a segurança pública em tempo real, semelhantes às grandes cidades do Brasil que contam com o serviço.
Todo equipamento foi adquirido com recursos do Ministério da Justiça e Segurança Pública por meio do Convênio 880317/2018, de requerimento do deputado federal Delegado Waldir (PSL), sendo um pedido do empresário Wagner Camargo, que representa o deputado em Jaraguá.
As câmeras de segurança são do modelo Ip Speed Dome PTZ, e custaram R$ 350.000,00 (trezentos e cinquenta mil reais).
Os locais onde estão sendo instaladas foram escolhidos após um levantamento das forças de segurança local, como a Polícia Militar, que mapeou os pontos com maior eficiência de operação do sistema, que pode filmar tanto pessoas quanto placas e veículos.
Para as polícias, os equipamentos são ferramentas importantes de auxilio às operações e investigação criminal, seja antes ou após a prática delituosa, como na identificação de suspeitos e rotas de fugas.
O serviço de monitoramento será de responsabilidade da Polícia Militar, nas dependências da 3ª CIPM (Companhia Independente da Polícia Militar), ligada à 15ª CRPM.
Veja a entrevista com Wagner Camargo sobre o projeto