O deputado estadual Nédio Leite de Assunção (PSDB) vem sendo criticado nos últimos anos em sua cidade natal, onde foi prefeito e teve uma vida pública que se estendeu a sua família, já que sua esposa Márcia Fonseca também foi prefeita na cidade, e onde Marconi Perillo foi por muitos anos o líder da base de Nédio Leite.
Desde 2002, Nédio Leite de Assunção acumulou vitórias nas urnas onde conseguiu se eleger deputado estadual por quatro vezes, em 1998, 2002, 2006 e 2010. Em 2006, Nédio Leite não pôde assumir o mandato por problemas que teve com a Justiça Eleitoral. Em 2010, ele ficou suplente, mas assumiu a vaga em 2013.
Em 2016, Nédio Leite foi consagrado mais uma vez nas urnas onde obteve 11.298 votos.
Obras em Jaraguá na gestão de Nédio
Suas vitórias não foram consagradas apenas com os votos de seu grupo em Jaraguá, já que o deputado tem base eleitoral em vários municípios goiano, onde leva recursos e obras do Governo Marconi Perillo (PSDB), fato que acabou desgastando sua imagem em sua cidade natal, desprovida de recursos do estado em todas as áreas sociais.
O deputado Nédio Leite teve momentos de glória na vida pública, principalmente quando foi eleito prefeito de Jaraguá, na década de 1990, quando concretizou uma série de obras na cidade, criando base para as obras que hoje foram modernizadas, como a criação da Secretaria de Saúde, Postos de Saúde nos povoados, abertura e reforma de estradas na zona rural, asfalto em vários bairros de Jaraguá e outros serviços que foram considerados os pilares em sua gestão, juntamente com sua esposa Márcia Fonseca.
Como deputado estadual pelo PSDB, Nédio Leite trouxe alguns benefícios de infraestrutura para Jaraguá considerada como o cartão postal de sua vida pública, como por exemplo, o Corpo de Bombeiros Militar; o Vapt-Vupt; o Colégio Militar; o Restaurante Cidadão; rede de água e asfalto para os povoados e outras obras, como Cartões e Cheques Reformas.
Bases eleitorais de Nédio Leite
Ao longo de quatro mandatos como deputado estadual na base do governador, Nédio Leite tinha o poder de fazer mais por sua cidade natal, porém, ele também tinha que defender outras bases eleitorais em outros municípios para manter sua representatividade na Assembleia Legislativa.
De certa forma, houve momentos de fracasso na carreira do deputado, sendo alguns deles o não uso de sua influência com o governador Marconi Perillo para trazer mais benefícios para Jaraguá, principalmente em obras estruturante, como rede de esgoto, canalização de córregos, recapeamento asfáltico em toda malha de Jaraguá, investimento em esporte, lazer, cultura e segurança, obras que raras vezes foram comentadas por Nédio Leite em suas campanhas.
Todos os prefeitos eleitos na base de Nédio Leite ficaram atados e sem possibilidades de realizar um trabalho à altura de suas promessas de campanha, como foi o caso de sua esposa Márcia Fonseca, Jovano Vieira Manso, e por último, o prefeito Zilomar Oliveira, que também amarga por não poder cumprir suas promessas de campanha, já que os prognósticos tende a uma mudança no governo de Goiás, onde Zilomar não teria sustentação do estado.
Falta de segurança pública de qualidade
A questão da falta de segurança pública de qualidade em Jaraguá e com vários crimes sem esclarecimento, inclusive a morte de seu próprio motorista – provocou uma onda de manifestação social em prol da segurança amplamente divulgado pela imprensa local, que de certa forma atingiu o deputado Nédio Leite.
No embate, entraram também membros da Justiça e do Ministério Público de Goiás que promoveram audiência pública para discutir a questão da criminalidade no município, inclusive com a presença de Nédio Leite como um dos atores principais na dívida de resposta com a sociedade.
Em audiência pública realizada na Câmara de Vereadores, onde contou com representantes da sociedade e de parte da população, Nédio Leite foi vaiado quando foi usar a palavra.
O resultado foi seu descontrole emocional que acabou piorando a situação no encontro, quando o mesmo fez críticas direcionadas à algumas autoridades presentes, em resposta à fala do promotor Everaldo Sebastião que cobrou mais empenho do deputado na segurança pública, algo que, segundo o promotor, vem acontecendo durante anos em que ele atua no MP de Jaraguá. No final do discurso, Nédio Leite pediu desculpas, dizendo que não fazia parte de sua índole agir daquela forma.
Na mesma ocasião, Nédio Leite, dirigindo ao promotor Everaldo Sebastião, disse que estava tramitando na Assemblea Legislativa um projeto que daria aumento de salário aos membros do MP, e que se ele achasse melhor, poderia sugerir ao governador Marconi Perillo que o recursos fosse destinado aos salários dos policiais.
Batalhão da Polícia Militar em Jaraguá
O deputado conseguiu transformar uma unidade da Polícia Militar em uma Companhia Independente, a 3ª CIA, ligada ao 23º Batalhão, com sede em Goianésia, porém, não conseguiu alcançar o objetivo principal que era o de trazer mais policiais e viaturas para Jaraguá, ou seja, foi uma obra engessada.
Nédio Leite não conseguiu também construir uma Delegacia de Polícia Civil em sua cidade, nem tão pouco estrutura humana e material para os servidores da segurança judiciária. Foi necessária ação conjunta entre o Ministério Público de Goiás em Jaraguá, Conselho de Segurança e Justiça para que a nova delegacia fosse construída, sem nenhum respaldo do estado que Nédio Leite representa.
Juiz Liciomar e Promotores Everaldo Sebastião e Giuliano Lima na construção da nova cadeia de Jaraguá
Segurança prisional
Foi assim também com a segurança prisional no município. A cadeia que comporta hoje mais de 240 presos foi construída na década de 1960, e já foi palco de grandes fugas, rebeliões e mortes de presos.
Se o deputado Nédio Leite buscou alguma solução junto ao governo elas não foram atendidas, já que a obra da nova cadeia chegou a ser paralisada por falta de licenciamento ambiental e investimento do estado.
Mais uma vez, entrou em cena o Ministério Público, o Conselho de Segurança e a Justiça para que a nova cadeia fosse construída, obra que está em andamento.
A imprensa e o Deputado Nédio Leite
Por último, mais uma audiência foi realizada em Goiânia e teve como atores principais o juiz Liciomar Fernandes, os promotores, Everaldo Sebastião de Souza e Giuliano Lima, além da presença de alguns vereadores, do prefeito Zilomar Oliveira (PSDB) e de representante da imprensa local, onde buscaram junto à Secretaria de Segurança ações de combate ao crime em Jaraguá, além do aparelhamento das polícias.
Na ocasião, o deputado Nédio Leite disse que “a imprensa de Jaraguá queria destruir sua imagem e a do governador Marconi Perillo”, ao publicar fatos que, segundo ele, estavam alarmando a sociedade, citação do repórter Eduardo Almeida (Dude Bill).
Com todos os desmandos nas áreas sociais e de infraestrutura, inclusive na segurança pública, o deputado estadual Nédio Leite de Assunção até que somou vitórias e êxitos em sua vida pública, porém, não se coroou como um político favorito em sua própria cidade.