O Governo de Goiás está preparado para iniciar vacinação já no final de janeiro ou no início de fevereiro, informa secretário da Saúde, Ismael Alexandrino. O Estado fez aquisição de 3,8 milhões de kits com seringa e agulha, o que é suficiente para imunizar mais da metade da população goiana. País terá 46 milhões de doses.
Em Jaraguá, segundo a coordenação de Vigilância Epidemiológica, haverá duas ou três salas de vacinação em pontos específicos da cidade para atender os grupos prioritários na primeira etapa da vacinação.
Carteiradas de autoridades
O secretário de saúde do Estado de Goiás, em entrevista, orientou aos gestores sobre as chamadas “carteiradas de autoridades”, ou seja, pessoas que não têm direito na primeira fase, mas que podem se apresentar para receber a dose da vacinação se valendo de seu cargo ou função.
Ainda não foram definidos quais locais onde serão as salas de vacinação, já que o processo ainda está em andamento pela Secretaria Municipal de Saúde.
Em Goiás, há insumos suficientes para proteger a população goiana. “Estimamos que há de 1,5 a 1,8 milhão de pessoas nos grupos de risco no Estado. Fizemos a aquisição de 3,8 milhões de kits com seringa e agulha, o que é suficiente para vacinar mais da metade da população goiana”, diz o secretário.
Também não foi definido quais os grupos de risco prioritários que vão receber a primeira dose da vacina CoronaVac.