Connect with us

Destaque

Secretária de educação deixa o cargo com problemas sem respostas

A saída da secretária Lilian Brandão (educação) para concorrer um cargo de vereadora acontece em momentos de baixa repercussão na pasta

Published

on


A saída da secretária Lilian Brandão (educação) para concorrer um cargo de vereadora acontece em momentos de baixa repercussão na pasta, sem contar com problemas relacionados ao pagamento do transporte escolar e o reajuste total do piso dos professores.

Lilian Brandão deve fazer parte dos partidos de coligação que vão formar a chapa no pleito eleitoral deste ano, quando o nome que vai disputar a prefeitura ainda é incerto, podendo ser o próprio prefeito Zilomar Oliveira, ou o ex- Procurador-Geral da Prefeitura, Euclides Neto.

Havia ainda a especulação de que o nome do candidato do grupo fosse Bruno César, secretário da Indústria e Comércio, que também se afastou do cargo.

Com greves de professores na luta pelo pagamento do Piso Nacional, Lilian Brandão enfrentou os interesses de uma classe que, de certa forma — acabou desgastando sua imagem de gestora, aliado com o governo centralizador de Zilomar Oliveira (PSDB).

Movimento grevista

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Goiás (Sintego) foi um grande desafio a ser vencido pela ex-secretária, que mobilizou movimentos grevistas em busca dos direitos dos profissionais.

A gestão de algumas escolas acabou sendo vista como perseguidoras dos educadores, como é o caso de algumas diretoras e coordenadoras, algumas vezes, de pleno conhecimento de Lilian Brandão e de sua assessora Cris Belo.

Tais fatos terminaram com a transferência de educadores para outras unidades escolares no sentido de fazer girar a engrenagem sem maiores problemas, inclusive, ameaça de denúncias junto ao Ministério Público por assédio moral no trabalho.

Direito dos professores

Acalmar os educadores sem lhes pagar o direito trabalhista foi uma missão impossível em sua gestão, levando em consideração que ainda há direitos a serem pagos para professores que se acumulam na mesa do prefeito, como as progressões verticais e horizontais, além do pagamento dos direitos por titularidade.

Lilian Brandão pode fazer parte do seleto grupo de mulheres que vão compor a legenda do PSD, partido que a primeira-dama Rúbia Oliveira levantou a bandeira ao convidar servidores da saúde para se filiarem ao partido.

Para acalmar alguns educadores, Lilian, com o aval do prefeito Zilomar, usou a dobra de carga para conter os ânimos de grande parte dos educadores que ganham apenas por 30 horas (meio período).

Perseguição em escolas

Em meio às crises na gestão da maior pasta do Governo Municipal, será difícil para a ex-secretária angariar votos dos professores, isso se deve, em parte, devido aos desgastes provocados durante o governo de Zilomar em colocar pessoas na educação que mais perseguiram os profissionais, do que aplicou protocolos pedagógicos, dizem profissionais ouvidos pela produção.

A crise na educação só não foi pior porque, em meio à pandemia do coronavírus, os profissionais estão ministrando aulas de suas casas, o que gera menos desgaste no meio onde cada servidor aprendeu bem o ‘B-A-BÁ’.  

 

Clique Para Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA E JUSTIÇA

OUÇA AGORA!

EDUCAÇÃO

Copyright © 2008 Jaraguá Notícia. Portal de Jornalismo.