O programa de Saúde Bucal, ligado à Secretaria Municipal de Saúde de Jaraguá vem sendo referência no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Ao todo, 12 equipes compostas por profissionais atendem a população da cidade e do meio rural.
Referência em saúde bucal
Há 20 anos atrás, por exemplo, o programa de saúde bucal não atendia com as especialidades oferecidas hoje, e vários tratamento não eram inclusos nos serviços prestados pelo SUS, como os procedimentos de canais que, inclusive, são oferecidos pela rede privada de odontologia.
O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) é formado por um Endodontista, Periodontista, Clínico Geral e Cirurgião Geral. Além dos tratamentos regulares, o Programa de Saúde Bucal oferece serviço de confecção de próteses através do Programa Brasil Sorridente.
Procedimentos realizados:
Os procedimentos realizados pelas equipes são: Restaurações, Extração, e Preventivos (profilaxia, aplicação de flúor), além de algumas cirurgias de menor complexidade, ou que demanda equipamentos e centro cirúrgico mais avançados.
Cobertura na rede escolar
Por meio de um trailer, o Programa de Saúde Bucal atende nas escolas do município, com plena autorização das diretoras das unidades educacionais, de forma a não causar prejuízos no aprendizado dos alunos, disse Carlos Dutra.
“Esse trabalho, em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação, está rendendo bons frutos, diminuindo os processos inflamatórios dos dentes nas escolas e contribuindo para uma melhor saúde bucal em nossa população”, disse o coordenador.
O PSE na Escola, por exemplo, promove um trabalho voltado para a prevenção com aplicação tópica de flúor e palestras, obtendo um excelente resultado com esse trabalho, enfatizou.