Sandro Mabel (UB) venceu a eleição para prefeito de Goiânia com 353.518 votos, contra 283.054 votos de Fred Rodrigues (PL). Fred disputou a prefeitura com o apoio da base de Jair Bolsonaro, e Sandro Mabel foi eleito na base do governador Ronaldo Caiado (UB).
Prefeito Sandro Mabel
Natural de Ribeirão Preto (SP), Mabel tem 66 anos e vai governar a capital de Goiás pelos próximos quatro anos, com desafios a serem superados diante de grandes problemas deixados pela gestão do prefeito Rogério Cruz (SDD), derrotado no 1º turno das eleições.
O empresário foi dono da empresa de bolachas Mabel, vendida em 2011 por cerca de R$ 700 milhões. Sua declaração de renda ao TRE foi de R$ 313,4 milhões.
No último debate entre Sandro e Fred, transmitido pela TV Anhanguera e Rádio CBN, neste sábado (26), ambos os candidatos trocaram acusações na maior parte do tempo sem apresentar propostas de governo e com pouco comentários sobre administração pública, como saúde, educação, trânsito e segurança.
Carreira política
Sandro Mabel foi eleito deputado federal em 1990 pelo PMDB, porém, em 1992, ele perdeu a campanha para prefeito de Goiânia. Com 1,5 milhão de habitantes, Goiânia é a cidade mais populosa do estado de Goiás e está entre as 10 maiores capitais do Brasil.
Demandas da capital
Problemas de moradia popular, pavimentação asfáltica, mobilidade urbana e vagas para crianças em creches foram temas evitados nos debates entre Sandro Mabel e Fred Rodrigues.
Com uma rede de transporte público deficitária, mesmo com a compra de alguns coletivos elétricos para o Eixo Anhanguera (BRT), o transporte urbano também não foi discutido de forma ampla pelos candidatos em todos os debates.
Com Goiás Hoje