Protocolos no armazenamento e distribuição de medicamentos por parte do corpo farmacêutico da Secretaria Municipal de Saúde foi pauta durante encontro ocorrido nesta terça-feira (18), na sala de audiência da prefeitura municipal.
Palestrantes falaram sobre protocolos de armazenamento dos medicamentos, prescrição de receitas emitidas pelos médicos e ações judiciais para entrega de medicamentos de uso continuado e de alto custo, quando requerido por pacientes por meio de ação junto ao Ministério Público de Goiás.
Segundo a advogada Aline Correia (foto), especialista em Direito Sanitário, é preciso que os profissionais das farmácias e os que lidam de forma direta com medicamentos disponibilizados pelo Ministério da Saúde estejam atentos quanto aos protocolos de atendimento aos usuários, evitando processos de judicialização considerados desgastante para os pacientes.
Outro ponto discutido no encontro com os farmacêuticos foi a melhoria no encaminhamento de pacientes municipal para a secretaria de saúde, além do levantamento das ações ao longo dos quatro meses de governo.
Na prática, a reunião com os profissionais farmacêuticos da saúde municipal teve como objetivo alinhar os protocolos de atendimento aos usuários, adotar medidas de segurança e qualidade dos medicamentos, além de adoção de protocolos para evitar ações movidas na Justiça por pacientes que buscam algum tipo de medicamento, muitos deles já disponíveis na farmácia municipal.
Gestão de medicamentos
A reunião teve como foco a governança e a segurança na gestão de medicamentos de interesse público e gratuito por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).
O encontro foi promovido por Liese da Silveira Cordeiro, do Núcleo de Assistência Farmacêutica e contou com a presença do secretário municipal de saúde Wander Belo, e o prefeito Paulo Vítor Avelar.
Para o secretário Wander Belo, as reuniões com os profissionais e os departamentos da Saúde são importantes para delimitar estratégias no bom atendimento ao público, além de garantir transparência no atendimento e segurança para a gestão pública.