Uma onda de ações de roubos e furtos ocorridos em Jaraguá na última semana vem deixando a população alarmada, com sensação de insegurança e impotentes diante dos crimes praticados na cidade.
A 2ª CIA da Polícia Militar, ligada ao 23º BPM está instalada em Jaraguá, porém, falta homens e viaturas para atender a demanda da população, já que o município é cortado por rodovias de grande movimento, como a BR-153, a BR-070, a GO-080 e a GO-427, o que facilita as ações dos criminosos com as rotas de fugas.
No sábado (24), dois homens, ocupando um Pálio roubaram um veículo Siena, cor branca, próxima à Caixa Econômica Federal e ainda dispararam contra o veículo. Mais tarde, o carro foi encontrado com perfurações de bala próximo ao Setor Morada Nova.
No segundo roubo, os ladrões foram no Centro Poliesportivo e roubou a mão armada um VW/Gol, cor vermelha, onde houve disparos de arma de fogo contra as vítimas.
O Gol foi encontrado posteriormente na GO 080, sentido Goianésia, sem o som automotivo.
No terceiro roubo, homens armados foram no Supermercado Cristo Rei, no Setor Vera Cruz e roubaram o estabelecimento comercial.
Procurado para falar sobre o caso, o promotor Everaldo Sebastião de Souza, disse que, diante de situações como essa, os comandos das polícias devem adorar medidas de ofício para enfrentar os fatos ilícitos.
Há uma uma ação movida pelo Ministério Público de Jaraguá ainda em 2012, com decisão favorável no STJ, requerendo mais viaturas, homens e estrutura para a unidade de segurança pública do município, porém, segundo Everaldo Sebastião, o Estado sempre recorre, o que atrasa na execução da sentença.
Segundo ele, na próxima semana será analisado o que foi feito e cobrar das autoridades, inclusive judicialmente, se for o caso. Para o Ministério Público, é impossível tolerar uma situação como essa, concluiu.
Até o fechamento da matéria, o comando da PM, procurado para falar sobre o caso não havia enviado resposta.
Informações de Eduardo Almeida, da Rádio Nova Dimensão FM.