O promotor de Justiça Everaldo Sebastião de Souza, da 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Jaraguá deixará o município onde atua há mais de 20 anos para assumir uma vaga na Promotoria de Combate a Corrupção, na capital do estado, com critério de transferência por merecimento.
Everaldo Sebastião ficou conhecido no Vale do São Patrício pela forma como atuava em Jaraguá e demais comarcas, como as de São Francisco de Goiás e Jesúpolis, principalmente quando promoveu ações de enfrentamento ao crime em conjunto com as forças de segurança pública, além de ter participado ativamente de campanhas de mobilização social em prol de entidades beneficentes, como abrigo de idosos, APAE, construção de delegacia de polícia, sede para a polícia militar e a nova cadeia pública.
Seu maior legado foi a forma como o promotor atendia os cidadãos, muitas vezes de forma nada formal, incluindo atendimento pelo aplicativo de chat, orientando, recebendo denúncias e repassando informações de interesse público para a coletividade, tendo como plataforma as redes sociais e a imprensa local.
Em audiências judiciais, o promotor era categórico em suas tomadas de decisões quanto aos interesses individuais e coletivos frente aos magistrados, os quais davam os veredictos finais. Quando inconformado com algumas decisões, era enfático em dizer que recorreria nas instâncias superiores.
O promotor enfrentou ainda grupos organizados e representativos, como advogados, quando lutou pela cobrança justa de honorário em causas de idosos e dependentes, já que alguns valores cobrados por defensores eram considerados pelo promotor como fora das normas e regramento jurídico.
No âmbito político, o representante do Ministério Público de Goiás promoveu várias ações contra gestores, incluindo deputados, prefeitos, secretários e vereadores. De família humilde, Everaldo Sebastião é reconhecido em Jaraguá não somente como um promotor de Justiça, mas também como um defensor das classes minoritárias, dos excluídos e dos agentes de promoção social.