A Secretaria Municipal de Saúde informou que, na terça-feira (31), os profissionais do magistério vão receber a primeira dose da vacina contra a covid-19, começando primeiramente pelos professores da ativa.
Segundo o coordenador do Programa de Imunização Municipal, Danilo Nunes, todos os profissionais da educação serão vacinados, seguindo critério estabelecido pelo Plano Nacional de Imunização (PNI), incluindo os profissionais da merenda escolar e monitores.
Houve ainda a informação de que a vacinação para o grupo portador de comorbidade também vão continuar recebendo as doses da vacina, além de seguir a vacinação por faixa de idade, a partir dos 59 anos.
Volta às aulas
Mesmo sem aulas presenciais, os profissionais da educação já articulavam junto aos gestores a busca pela vacinação, o que foi definida pelo Ministério da Saúde e seguida pelos estados, que reservou 30% das doses para os profissionais e pessoas com comorbidades a partir dos 18 anos.
O Governo de Goiás já fala em volta às aulas presenciais tão logo os profissionais da educação forem vacinados, podendo não ocorrer neste ano devido à falta de cronograma e preparação no calendário escolar.
Para o secretário Wander Belo, da pasta da Saúde, o Plano Nacional de Vacinação está sendo seguido dentro das normas técnicas emitidas pelo Governo Federal.