O presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Odair da Vizzado (PP), fez um discurso questionando a Secretaria de Estado de Saúde sobre a falta de vagas de UTIs para pacientes de todos os municípios, inclusive para pacientes com covid-19 em Jaraguá e que aguardam uma vaga.
Segundo o vereador, enquanto o estado diz que cerca de 85% dos leitos estão ocupados, o Governo de Goiás não informa de forma clara onde estão os outros leitos desocupados, enquanto tem pacientes com dificuldade para a regulação de um leito.
Leitos de UTIs ocupados em Jaraguá
Em Jaraguá, todos os dez leitos disponíveis estão ocupados, o que leva a Secretaria Municipal de Saúde a ter dificuldade em regular uma vaga para pacientes em estado crítico por causa a covid-19.
Com anúncio de que uma nova onda da covid possa chegar a Goiás, a preocupação dos gestores e vereadores vem sendo sobre a capacidade dos municípios em lidar com a situação da falta de leitos de UTIs.
No mesmo discurso, o presidente da Câmara invocou ações da Assistência Social do município sobre a atenção dada aos moradores de rua, já que dois deles morreram em menos de 24 horas, mortes registradas pela polícia militar e cujos corpos foram identificados pela Polícia Técnico-Científica.
Para a vereadora Divina Avelar, a situação dos moradores de rua já vem sendo estudado pela Fundação Grace Machado, que busca dentro da legalidade o tratamento para os moradores de rua.