Por meio do projeto 012/2023, a Prefeitura de Jaraguá deve realizar a coleta seletiva do lixo e, ao mesmo tempo, promover campanhas educativas junto com as secretarias da administração.
Coleta seletiva em Jaraguá
Segundo o projeto, a coleta seletiva do lixo deverá ser realizada por meio de parceria pública e privada no sentido de promover ações de educação ambiental e sanitária junto à comunidade.
Órgãos como Meio Ambiente e Saúde serão os responsáveis diretos pelo projeto com o apoio das demais secretarias do governo municipal. O Pontos de Entregas Voluntárias (PEV) serão instalados em vários locais da cidade para coletar o material.
Materiais recicláveis
Outra proposta é o de envolver os trabalhadores de recicláveis no projeto, com renda distribuída em igual parte entre os trabalhadores, incluindo os de cooperativas, associações ou ONGs.
Uma proposta do projeto é a obrigatoriedade dos órgãos públicos a fazer a coleta seletiva do lixo que será distribuído nos pontos de recicláveis cadastrados e com licença ambiental para a manipulação do produto.
Prazo para entrar em vigor
A coleta seletiva na porta dos moradores também faz parte do Programa Municipal de Coleta Seletiva, que tem o prazo de (um ano) para que esteja em pleno vigor no município.
Hoje, em Jaraguá, uma das principais reclamações que chegam na Superintendência de Meio Ambiente na Vigilância Sanitária estão relacionadas com catadores de lixo recicláveis que trabalham de forma irregular, ou seja, ocupando ruas e causando incômodo aos moradores.