O governo de Zilomar Oliveira (PSDB) vem sendo marcado por problemas que, em sua grande maioria, se esbarra na falta de dinheiro, quadro bem diferente do que foi prometido durante sua campanha, quando houve promessas de melhoria em todas as áreas sociais, como saúde, educação, esporte e assistência social.
Até agora já houve pelo menos duas demissões em massa, onde correligionários do PSDB e que ajudaram na campanha de Zilomar passaram pela guilhotina dos cortes para conter gastos.
Herança maldita de prefeitos
O prefeito ainda enfrenta categorias que ameaçam entrar em greve, como a dos professores, cuja bandeira é a busca do piso nacional e pagamento de direitos retroativos, alguns deles herança maldita de outros gestores, como a de Lineu Olímpio (PTB) e Ival Avelar, também do mesmo partido. Nesse aspecto, Zilomar não conseguiu cumprir com a promessa de que a educação em seu governo seria nota 10.
Nesta semana, cerca de 45 servidores da educação foram demitidos. São servidores que ocupavam cargos comissionados, ou seja, não tinham vínculos efetivo com o município.
O prefeito vem cortando gastos para cobrir outras áreas, inclusive para manter o pagamento de um pequeno reajuste nos salários dos profissionais da educação referente ao piso, pelos menos parte dele, contrariando a categoria que esperava um reajuste integral, além das progressões por títulos e letras, que também estão paradas por falta de recursos, alega o prefeito.
Zilomar e Ival Avelar
Em um ano e meio de administração, Zilomar já é comparado com o ex-prefeito Ival Avelar (PTB), herdeiro político de Lineu Olímpio, cuja administração foi considerada uma catástrofe, também por falta de recurso para atender as demandas básicas da administração.
As coisas podem ficar pior nesse ano eleitoral, caso Ronaldo Caiado (DEM) seja eleitor para o governo de Goiás. Se assim for, os dois últimos anos de gestão do prefeito Zilomar vai se esbarrar na falta de apoio do Estado em Jaraguá, assim como foi com Ival Avelar e Lineu Olímpio, que por ser oposição, não tiveram investimento no governo de Marconi Perillo no município.
Se as pesquisas de opinião de voto não falhar e Caiado for eleito, a prefeitura será movida por verbas próprias e por emendas parlamentares de deputados ligados ao prefeito Zilomar, como Célio Silveira e outros.
O grupo ligado a Caiado em Jaraguá é coeso, na liderança do médico e vereador Breno Leite, com a marca do ex-prefeito Lineu Olímpio, que deve sair candidato a deputado estadual, continuando o jogo no time de Jovair Arantes, que mantém apoio ao candidato José Eliton (PSDB), da base do prefeito.