Connect with us

Destaque

Prefeitura e organizações entregam a nova sede do Abrigo Mãe Emília

Prefeitura entrega a nova sede do Abrigo Mãe Emília
Atualizado em: 8 de abril de 2024

 

A nova sede do Abrigo Mãe Emília foi entregue na manhã desta terça-feira (26) e contou com a presença de representantes da sociedade civil, de membros do Poder Judiciário; do Ministério Público de Goiás (MPGO); do Ministério Público do Trabalho; da Ordem do Advogados Subseção Jaraguá; da Câmara Municipal, além da presença de secretários da administração e da população.

Ação conjunta entre órgãos sociais

Durante o evento de entrega do novo abrigo, construído com verbas destinadas por meio de transações penais promovidas pelo Ministério Público de Goiás (MPGO) com a chancela da Justiça, além de recursos do Ministério Público do Trabalho, da Prefeitura e de empresários, os representantes dos órgãos atribuíram a edificação do Abrigo Mãe Emília como o resultado de uma força conjunta de todas as instituições parceiras liderada pelo Conselho da Comunidade, na presidência do advogado André Gontijo.

Durante o evento, a juíza de Direito Zulaide Viana, da Vara de Execuções Penais de Jaraguá, enfatizou a importância das instituições nas conquistas sociais, ressaltando a participação dos reeducandos do regime fechado que trabalharam na obra sob o monitoramento da Agência Goiana do Sistema Prisional.

Ação do Sistema Prisional

Para a promotora de Justiça Priscila Leão Tuma, o trabalho dos reeducandos foi de suma importância para a construção do abrigo, considerando que houve uma ação complexa para que houvesse a parceria entre a Prefeitura e a direção do Sistema Prisional, o que resultou em um benefício exemplar para toda a sociedade, em especial para os idosos.

Segundo a promotora, o trabalho exercido pelos reeducandos vai refletir de forma positiva na vida de cada um deles, o que contribuiu com o processo de ressocialização tão necessário para os apenados, podendo transforma-los em cidadãos melhores quando voltarem ao convívio social.

Participação do Judiciário

Na ocasião, o juiz de Direito Liciomar Fernandes falou sobre as etapas do projeto de construção do Abrigo Mãe Emília, desde a escolha do local até o momento de captação de recursos, sendo que parte deles foram destinados para a construção enquanto ele atuava na Comarca de Jaraguá.

Segundo o presidente do Conselho de Segurança da Comunidade, André Gontijo, a participação de todos os órgãos foi fundamental para a conclusão da obra, avaliada em R$ 1 milhão (um milhão de reais). Ao todo, o novo abrigo possui 21 quartos com banheiros adaptados para idosos, além de área recreativa e de alimentação.

Resultado de parceria

O prefeito Paulo Vitor, em seu discurso, agradeceu ao movimento promovido pela Associação Mãe Emília na construção do abrigo. Segundo ele, a parceria entre os órgãos mostrou que a atual gestão trabalha com ações conjuntas para o benefício da sociedade, citando órgão como a Câmara de Vereadores, o Sistema Prisional, o Ministério Público, a Justiça e a Fundação Grace Machado.

Convidados presentes:

A juíza de Direito Zulaide Viana; o juiz de Direito Denis Lima; o juiz de Direito, Liciomar Fernandes; a promotora de Justiça, Priscila Leão Tuma; o prefeito Paulo Vitor Avelar; a presidente da Fundação Grace Machado, Glades Souza; a ex-prefeita de Jaraguá, Márcia Fonseca; o deputado estadual Lineu Olímpio; o juiz do Trabalho, Quéssio Rabelo; o Procurador do Trabalho, Meicivan Lemes; o Presidente do Conselho de Segurança da Comunidade, André Gontijo; a Presidente da OAB Jaraguá, Edilma Gontijo; o Comando  do Corpo de Bombeiros Militar; a Polícia Civil, a Presidente da Câmara Municipal, Divina Avelar; além de servidores públicos e demais cidadãos.

Prefeitura entrega a nova sede do Abrigo Mãe Emília2

 

SEGURANÇA E JUSTIÇA

OUÇA AGORA!

EDUCAÇÃO

Copyright © 2008 Jaraguá Notícia. Portal de Jornalismo.