A prefeitura de Jaraguá em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde promoveu a apresentação do Comitê de Crise de Enfrentamento à Covid às autoridades e servidores públicos, reunião ocorrida nesta segunda-feira (18).
Houve a apresentação do plano de enfrentamento à Covid-19 com órgãos interligados, como a Vigilância Sanitária, Epidemiológica, Ambiental e Departamento Jurídico.
Presentes estavam o representante do Ministério Público de Goiás, Everaldo Sebastião de Souza, o juiz de Direito da comarca de Jaraguá, Pedro Henrique Guarda, a Procuradoria Jurídica Municipal, o prefeito Paulo Vítor Avelar, o secretário municipal de Saúde, Wander Belo, o presidente da Câmara de Vereadores, Odair da Vizado, além de profissionais da saúde, educação, Dirigentes Logistas, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Associação Comercial.
Foram apresentadas metas de educação, fiscalização e aplicação de multas para comerciantes que não seguirem os protocolos de prevenção em saúde, com foco no distanciamento social e aglomeração de pessoas.
Segundo o promotor de Justiça Everaldo Sebastião de Souza, em 2020, houve funcionários da saúde sem cargo efetivo na Vigilância Sanitária que foram para o serviço de fiscalização, o que dificultou a lavramento de multas e outras penalidades previstas em lei.
O representante do MP disse ainda que é preciso maior investimento em servidores para acompanhar o trabalho dos fiscais, sendo que hoje há apenas quatro servidores, sendo três efetivos.
Em 2020, as ações da Polícia Militar foram mais assíduas contra as aglomerações do que as fiscalizações do município, pontuou o promotor.