Em entrevista coletiva ocorrida nesta sexta-feira, (8), o prefeito Paulo Vítor Avelar (DEM) falou na criação de um Comitê de Crise para gerenciar as finanças da prefeitura, com dívidas que somam mais de R$ 22 milhões, herança do ex-prefeito Zilomar Oliveira (PSD).
Paulo falou também na possibilidade de convocar a comunidade para um mutirão de limpeza urbana até que haja a contratação de uma empresa para a coleta definitiva do lixo.
Fé para fazer gestão
Com todos os dados das auditorias preliminares em mãos, Paulo Vitor teve um real diagnóstico das contas públicas, sempre usando a expressão ‘fé’ como motivadora para o começo de governo.
O prefeito anunciou também uma possível negociação com a fornecedora de água tratada para redução das contas da rede de esgoto, considerada pesada para a maioria dos munícipes.
Auditoria pública
O auditor público e perito forense, Valdir Lemes França, responsável pela auditoria das contas públicas da prefeitura – diz que ficou surpreso ao abrir cada gaveta dos órgãos públicos municipal, consideradas por ele como sendo as ‘caixas-pretas’ da gestão do prefeito Zilomar Oliveira (PSD).
Segundo o auditor, uma gestão se faz com planejamento, falando nos repasses para educação, saúde e para a Câmara. Com os dados do Tribunal de Contas dos Municípios, o índice de gasto com pessoal passou de 73%, considerado exorbitante pelo especialista, alegando ainda que a prefeitura hoje está em estado de calamidade.