Conforme publicado neste veículo de comunicação, os casos de contaminação pela Covid-19 aumentariam tão logo foi editado o decreto permitindo a reabertura do comércio, o que levou a população à rotina normal.
Embora a economia tenha que aquecer, a flexibilização do isolamento social interfere diretamente na curva de risco de contaminação pela Covid.
Dois somente em Abril
Os primeiros dois casos de coronavírus confirmados ocorreram em abril, sendo que os últimos três casos foram confirmados no primeiro dia do mês de maio.
Na medida em que aumenta os riscos deve também aumentar as ações do poder público em conter o avanço da transmissão, o que não acontece em Jaraguá, pelo menos até agora.
É possível que na próxima semana, o prefeito Zilomar Oliveira (PSD) e sua equipe de saúde possa se pronunciar sobre o caso, inclusive com nova reunião com o Comitê Gestor contra a Covid, formado nesta semana com diversos representantes da sociedade, sendo a maior parte deles servidores da prefeitura.
Fiscalização educativa
Sem fiscalização com poder de autuação, ou seja, com multas e fechamento de comércio que descumprem as normas de segurança, além do controle de pessoas em aglomeração e sem uso de EPI, o município perde força contra a pandemia.
Pela curva que se eleva de forma rápida, é possível prever pelo menos mais 5 casos de contaminação nos próximos 40 dias, pois a cadeia de contaminação continua sem ação dos gestores.