Um dos mais antigos prédios de Jaraguá veio ao chão após anos sem receber reforma por parte da prefeitura, fruto do descaso de várias administrações no decorrer de décadas.
O prédio, localizado no centro da cidade, faz parte de dezenas de outros monumentos que precisam urgente de reforma.
No caso do prédio que desmoronou nesta terça-feira (24), ele abrigou órgãos da administração da prefeitura, como a Câmara de Vereadores, a Rádio Cidade, o Conselho Tutelar, a Biblioteca Municipal e outros departamentos que se perderam na história sem deixar informações.
Antes da queda do edifício já havia manifestação de alguns vereadores e representantes da sociedade que pediram reforma no referido prédio, o que não aconteceu.
Não precisa ser vidente para prever que outra tragédia histórica e cultural venha acontecer caso a prefeitura não adote medidas para reforma de monumentos que deveriam ser tombados como acervo cultural material do município, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, incluindo igrejas e casas de propriedade particular.
O edifício fazia parte da antiga cidade de Jaraguá, próximo da Rua das Flores, que teve seu apogeu por volta de 1830, quando a cidade ainda se concentrava na região da Praça Sílvio de Castro, onde está as igrejas Nossa Senhora da Penha e Nossa Senhora da Conceição, sendo está tombada pelo SPHA – Superintendência de Patrimônio Histórico e Artístico.