Connect with us

Destaque

Polícia Civil investiga sequestro de contas no Instagram

A Polícia Civil da Divisão de Crimes Cibernéticos de São Paulo e de Goiás investigam uma nova modalidade de crime

Published

on

 

A Polícia Civil da Divisão de Crimes Cibernéticos de São Paulo e de Goiás investigam uma nova modalidade de crime, ou seja, a invasão de contas do Instagram. Até o momento, uma pessoa teria sido presa com o início das investigações.

Para acessar a conta dos usuários no Instagram, os criminosos estão usando técnicas de invasão de dispositivos eletrônicos por meio de ataque hacker, utilizando links de sites e até aplicativos infectados por vírus, onde têm acesso às senhas dos usuários.

Em posse dos dados pessoais do proprietário da conta no Instagram, os criminosos substituem o chip e ligam para a operadora pedindo à ativação do aparelho, se passando pelo proprietário da conta verificada.

Para obter os dados dos usuários, os criminosos utilizam as técnicas de “phishing e hacking”, enviando e-mails em nome do Instagram, onde pedem atualização dos dados, como nome, E-mail, RG, CPF e outras informações relevantes para uma invasão.

Alegando ser uma rotina de segurança da empresa Facebook ou do Instagram, os hackers utilizam tais técnicas para acessar os demais dados em seus dispositivos, como nos computadores e smartphones.

Após o sequestro de uma conta, as vítimas começam a receber contatos para que façam o pagamento no valor do resgate e tenham o acesso às suas contas do Instagram. Em alguns casos, a polícia alega que os criminosos usam as contas comerciais para aplicarem golpes em nome da vítima, como venda de produtos ou serviços, caso registrado também pela Polícia Civil de Goiás.

Clique Para Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA E JUSTIÇA

OUÇA AGORA!

EDUCAÇÃO

Copyright © 2008 Jaraguá Notícia. Portal de Jornalismo.