Connect with us

Segurança e Justiça

Polícia Civil de GO e do DF prendem suspeitos por crimes digitais

Por meio da Operação Rede Integrada, a Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia Estadual de Investigações Criminais (Deic), através do Grupo de Repressão a Estelionato e Outras Fraudes (Gref) cumpre 96 mandados judiciais em Goiás.

Presos por crimes digitais

A ação mira pessoas que praticavam crimes pela internet em três estados, incluindo no Tocantins e no Distrito Federal. A operação foi deflagrada nesta quarta-feira (22).

Entre os golpes praticados pelo grupo estão estelionatos mediante o chamado “falso boleto” e o “falso número”, usados para enganar pessoas se passando por parentes pelo WhatsApp, além do golpe do nude mediante extorsão.

Contas de laranjas

O dinheiro que o grupo movimentava era depositado em contas de pessoas laranjas, totalizando mais de mil contas bancárias identificadas durante as investigações.

Parte do grupo preso na operação já tem passagem pela polícia e já cumpriu pena por diversos crimes. Segundo a Polícia Civil de Goiás e do Distrito Federal, a “cadeia do crime” era organizada de forma que cada integrante era responsável por uma atividade dentro do grupo.

Organização do grupo criminoso

Também foi constatado que diversos investigados evoluíram ao longo do tempo, passando de simples “conteiros” (pessoas que emprestam ou alugam contas bancárias) para funções de maior responsabilidade, como captadores de contas e operadores diretos dos golpes.

Com o aprofundamento das apurações, foram identificadas 157 ocorrências policiais registradas entre 2021 e 2024, todas relacionadas aos 50 investigados, cujos crimes foram praticados em desfavor de vítimas residentes em vários Estados da Federação. Além disso, os criminosos tinham à disposição mais de 1.100 contas bancárias utilizadas para movimentar os valores obtidos ilicitamente.
_______________________________
Goiás Hoje

SEGURANÇA E JUSTIÇA

EDUCAÇÃO

Copyright © 2006 - Jaraguá Notícia. Todos os Direitos Reservados