A 17ª Edição da Comenda Padre Silvestre homenageou personalidades representantes de vários seguimentos da sociedade, em cerimônia pública ocorrida na noite desta quarta-feira, (8), na Casa de Cultura Padre Silvestre.
Os homenageados na edição deste ano foram:
Denita Maria de Araújo Ricardo, Diva Ramos da Rocha, Divina Mariana de Souza Barbosa (Dona Bilú), Dra. Flávia Silva Mendanha Crisóstomo, Diácono, João Batista Silva, Dr. José Roberto de Souza, Nilza Ferreira da Silva (in memorĭam), Pasrtor, Oliveira David Batista, Maj. Ricardo Farias Bailona, e o odontólogo Wander Machado Silva Belo.
Maior honraria do município
Sendo a maior honraria no âmbito do poder público municipal, por meio da Superintendência de Cultura, a Comenda Padre Silvestre já foi entregue a centenas de personalidades que representaram e/ou contribuíram com os aspectos históricos e culturais de Jaraguá.
Segundo o prefeito Paulo Vítor Avelar (DEM), presente na cerimônia, os protocolos de escolha de nomes foi alterada a partir desta edição, já que outras pessoas que não estão ligadas diretamente à cultura também poderão ser indicadas para receber a condecoração, como aquelas que contribuíram com a sociedade em suas devidas áreas de conhecimento.
Em seu discurso, o Presidente da Ceasa, Lineu Olímpio de Souza, fez um breve relato sobre a criação da Comenda Padre Silvestre na valorização da cultura, ainda em 2010 — quando era prefeito, tendo como secretário de cultura Paulo Vítor Avelar, hoje prefeito de Jaraguá. Segundo Olímpio, vários casarões foram tombados como patrimônio histórico de Jaraguá em sua gestão, o que projetou o município em todo o Estado de Goiás, citando como exemplo o Caminho de Cora Coralina.
A cerimônia foi conduzida pela Superintendente de Cultura, Liz Eliodoraz, que agradeceu ao público presente e participou da entrega das medalhas.