O Parque Estadual da Serra de Jaraguá vem recebendo ações do Goiás Turismo para melhoria na infraestrutura, o que deve atrair mais turistas para o município por meio do Caminho de Cora, trecho de 300 quilômetros entre Corumbá e a cidade de Goiás.
Técnicos realizaram o levantamento topográfico para projetar as obras de melhoria dentro do parque ecológico, em especial na melhoria da rampa de parapente, utilizada por pilotos do Brasil e vários países que visitam Jaraguá todos os anos para a prática esportiva, entre os meses de agosto a setembro.
Segundo a gerente de Projetos do Goiás Turismo, Cristiane Mancini, o objetivo é melhorar a rampa de parapente para ser uma atração para turistas para os campeonatos mundiais, projetando Jaraguá no cenário internacional, além do Estado de Goiás como todo.
Recursos de Emenda Parlamentar
O recurso virá de emenda parlamentar, no valor estimado de R$ 700 mil (setecentos mil reais), quando aprovado pela Caixa Econômica Federal.
Para o presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, a inclusão à Rede Nacional faz do Caminho de Cora Coralina uma das principais trilhas do Brasil. “Isso possibilita a ajuda do Governo Federal e uma conexão com uma rede internacional de trilhas, que é o nosso objetivo maior”, afirmou. Além da aventura, contemplação e natureza exuberante, o diferencial de Goiás é oferecer o único caminho de poesia do mundo.
Na esfera federal, Ministério do Meio Ambiente incluiu o Caminho de Cora Coralina na Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso (Rede Trilhas), que passa a integrar o eixo do Programa Parque+, do MMA. O programa foi criado este ano para incentivar o ecoturismo em parques nacionais, entornos e trilhas que os conectam.