Uma panificadora localizada na Av. Bernardo Sayão foi interditada na tarde desta terça-feira (8) pela Vigilância Sanitária Municipal por falta de higiene em alimentação.
Esta foi a segunda vez que a panificadora foi fechada pela Secretaria Municipal de Saúde, ou seja, a empresa é reincidente em infração sanitária.
No local, os fiscais encontram equipamentos de fabricação de alimentos sujos, piso molhado em meio à poeira, objetos entulhados em um cômodo anexo à sala de manipulação, além de farinha de pão que seria vendida embalada e que estava em tambor sem tampa, sujeito à contaminação pela sujeira do local.
Averiguação de denúncia
A fiscalização ocorreu após várias denúncias de consumidores de que no local havia fezes de ratos, sujeira e funcionários que não usavam máscara de proteção facial. Quanto a presença de fezes de ratos, não foi possível identificar de forma visual, o que requer exame técnico e laboratorial.
Embora a Polícia Militar acompanhasse o trabalho dos fiscais, não foi lavrado TCO (Termo Circunstanciado de Ocorrência), comum neste tipo de infração contra a saúde pública e relações de consumo. A guarnição solicitada permaneceu no local como apoio operacional.
O proprietário deverá regularizar novamente a situação para que possa reabrir o comércio, caso contrário, a empresa pode responder processo administrativo, pagar multa e ter o alvará de funcionamento cassado pelo órgão sanitário municipal.