Connect with us

Segurança e Justiça

Operação Brasil: Governo de Goiás envia 59 policiais ao RS

Published

on

Operação Brasil: Governo de Goiás envia 59 policiais ao RS

Mais 59 integrantes das forças de segurança e salvamento goianas partem em direção ao Rio Grande do Sul (RS) para reforçar o trabalho de garantia da ordem pública e ajuda humanitária nas regiões afetadas pelas enchentes. A iniciativa, batizada de Operação Brasil É Um Só, foi lançada pelo governador Ronaldo Caiado nesta sexta-feira (17/05) em evento na Praça Cívica, em Goiânia.

Ajuda para o Rio Grande do Sul

“Goiás não espera ser chamado. Estivemos em Brumadinho, Mariana, e agora estamos levando nosso apoio ao povo gaúcho. Não é hora de política, é hora de solidariedade e união porque somos todos brasileiros”, resumiu Caiado. Ele criticou o uso político da tragédia.

“O que é mais importante neste momento é não politizar o processo. É imaginar que existe uma criança precisando de ajuda e oferecer condição de socorrê-la”, pediu. Ao todo, 47 policiais militares e 12 policiais penais foram designados para reforçar o trabalho no RS, onde já estão equipes do Corpo de Bombeiros de Goiás.

Foram acionadas unidades especializadas da Polícia Militar (PMGO), como o Batalhão de Choque, o Batalhão de Operações Especiais (Bope), o Batalhão Ambiental, o Batalhão de Rondas Ostensivas Táticas Metropolitana (Rotam), além do Comando de Operações de Divisas (COD) e da Polícia Penal.

Toneladas de donativos

Junto dos policiais, seguem para o território gaúcho dois caminhões cedidos pelo Comando de Apoio Logístico e Cavalaria com doações de itens de primeira necessidade feitas pela população e por militares goianos.

“Já enviamos 400 toneladas de donativos e estamos embarcando mais 400 toneladas agora no começo da semana. Vamos chegar tranquilamente a 800 toneladas de alimentos, material de higiene, medicamentos, colchões, cobertores e outros itens necessários neste momento”, acrescentou Caiado.

Atuação goiana

Já são duas semanas de trabalho realizado por profissionais de Goiás no Rio Grande do Sul. Até o momento, os 28 bombeiros goianos designados para a missão já fizeram 252 atendimentos.

Apenas em salvamentos aéreos, foram 22 contabilizados em municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre como Canoas, Novo Hamburgo, Estância Velha e Eldorado do Sul. Outros 230 acionamentos terminaram em resgates de pessoas e animais ilhados. 21 militares retornaram ao solo goiano, em esquema de revezamento com os colegas.

O secretário de Segurança Pública, Renato Brum, reforçou a importância do trabalho integrado entre forças de segurança e salvamento dos estados, sobretudo em momentos de grandes tragédias.

Ele elogiou a capacidade dos bombeiros e policiais militares e penais goianos, e indicou que a Polícia Civil e a Polícia Técnico-Científica podem ser acionadas, caso haja necessidade.

Agência Cora de Notícias

SEGURANÇA E JUSTIÇA

OUÇA AGORA!

EDUCAÇÃO

Copyright © 2008 Jaraguá Notícia. Portal de Jornalismo.