A Presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) Subseção Jaraguá, Ana Karla Matias de Andrade, durante entrevista coletiva, anunciou que o Hospital Estadual Sandino de Amorim destinou uma sala especial para atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar.
O anúncio foi feito na tarde desta terça-feira (20) e contou com a presença da advogada Jorcélia Passinato, Presidente da Comissão da OAB Mulher, e da vereadora Divina Avelar (DEM).
Segundo Ana Karla Matias, nos últimos anos os casos de violência contra a mulher aumentou muito em Jaraguá, sendo necessário adotar medidas de proteção e acolhimento mais amplo, citando como base a Lei Maria da Penha, que prevê medidas especificas de proteção às vítimas.
Rede de Apoio na Câmara
Na ocasião, a Presidente da OAB, que também é vereadora pelo DEM, falou também sobre a Rede de Apoio, uma Comissão Permanente da Câmara criada por meio de uma resolução.
A Rede de Apoio tem como objetivo a defesa das mulheres vitimas da violência no âmbito municipal, que irá buscar juntos aos órgãos públicos e privados atendimento exclusivo e preferencial para as vítimas, citando órgãos como Delegacia de Polícia Civil, Polícia Militar, Hospitais e Unidades de Saúde, instituições que já foram comunicadas sobre o projeto.
Para a Presidente da Comissão da OAB Mulher, Jorcélia Passinato, a direção do Hospital Sadino de Amorim foi sensível ao destinar uma sala exclusiva para as vitimas, alegando que, na maioria das vezes, vítimas e agressores tinham que esperar juntos o atendimento para o exame de corpo de delito, acompanhadas ainda por policiais e sendo presenciadas por outras pessoas que aguardam atendimento.
A vereador Divina Avelar (DEM), reforçou a importância da luta da OAB pela causa das mulheres vítimas de violência, ao mesmo tempo em que agradeceu aos demais vereadores por votarem favoráveis ao Projeto da Rede de Apoio na Câmara, na pessoa do Presidente Odair Vizzado.