Um vídeo que foi divulgado pelo Jornal Correio Goiano trouxe à tona o que vem ocorrendo em vários postos de controle sanitário por conta do coronavírus em Goiás.
Desta vez, conforme mostra o vídeo, um morador de Goianésia foi abordado em um posto de controle sanitário em Goiânia, momento em que aparece uma agente de saúde jogando álcool gel no corpo do cidadão por ele morar em uma cidade onde há 19 casos confirmados de infecção com o Covid-19.
No vídeo, outra mulher aparece gravando a cena e relatando as condições de saúde do cidadão abordado, alegando que ele estava no grupo de risco por ser de Goianésia.
Embora não apresentasse sintomas de febre ou gripe, a pessoa que fez a filmagem alegou, durante a gravação do vídeo, que ‘ele não era suspeito, mas, por ser morador de Goianésia ele tinha que ser higienizado’.
É possível ver nas imagens que a agente de saúde joga álcool gel nos pés do homem e ainda manda ele tirar a camisa, ações fora dos protocolos recomendados.
Além de expor o cidadão, a agente de saúde ainda citou seu nome, o que pode configurar como abuso de autoridade, xenofobia e discriminação.
A Xenofobia é um tipo de preconceito caracterizado pela aversão, hostilidade, repúdio ou ódio aos estrangeiros, ou por pessoas que não são natas.
Veja o vídeo