O Ministério Público de Goiás(MP-GO) vai fiscalizar as eleições para conselheiros tutelares que acontece neste domingo, (1º), no Colégio Estadual Diógenes Castro Ribeiro.
Eleições para o Conselho Tutelar
Uma reunião realizada pelo Ministério Público de Goiás, definiu a atuação dos promotores da área da infância e juventude que deverão estar presentes nas sessões eleitoral deste domingo em todo o estado.
No Brasil, são 6.100 conselheiros tutelares espalhados nos 5.770 municípios. A eleição em Jaraguá começa às 8h e termina às 17h, e o eleitor deve apresentar um documento com foto, ou título de eleitor.
Vagas
Ao todo, são cinco conselheiros que serão eleitos, além dos suplentes para o cargo, cujo mandato é de quatro anos
O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) determina que para se candidatar ao cargo de Conselheiro é necessário ter idade igual ou superior a 21 anos, residir no município e ter reconhecida idoneidade moral.
Prova de conhecimento
Além disso, cada município pode colocar em seu edital novos requisitos como, por exemplo, a realização de um exame de conhecimento específico. Também é preciso se candidatar no prazo determinado por cada município ou região.