Por anos, o MDB de Jaraguá é um partido que influenciou várias campanhas eleitorais no município, onde grandes nomes da política local ocuparam cargos públicos dentro da legenda, incluindo prefeitos e vereadores.
Porém, a legenda passou por abalos ideológicos nos últimos anos, quando o partido teve uma crise interna que acabou perdendo nomes importantes para outros grupos políticos, ou seja, o MDB local era um partido que tinha cabeça, mas também tinha sua cauda pensante.
No último caso, o MDB manifestou apoio a Lineu Olímpio de Souza (PTB) para deputado estadual, mesmo sem o voto de sua principal estrela, o empresário Eduardo Rios, que foi candidato a prefeito em 2016, e obteve 5,259 votos.
Pouco visto na cidade onde mora, Eduardo Rios Cardoso chegou a sofrer críticas em plena campanha, o que ele sempre negou, dizendo que tem residência na cidade.
Com o apoio do MDB de Zé Botafogo a Lineu Olímpio de Souza, Eduardo Rios praticamente passa a ser uma liderança isolada na legenda, já que a maioria dos filiados com direito a voto decidiram apoiar o petebista Lineu.
Zé Botafogo chegou a dizer em redes sociais que o MDB tentou andar junto com Eduardo Rios, porém, o empresário não quis seguir a diretiva do partido.